Imagem de canais virtuais

Já virou fato conhecido e banal a questão do bombardeamento de informações que as mídias atuais proporcionam. Nos anima muito perceber como o Homem já reagiu a décadas desse volume excessivo e construiu ferramentas maravilhosas para segmentar, fatiar, organizar e apresentar tanta curiosidade, fatos e imagens.

Com esse post gostaríamos de sugerir aos profissionais da área criativa e além, às pessoas que não são dessa área e também podem trilhar caminhos nas mídias que alimentam o nosso pensamento imagético, nossos valores ou nos fazem pensar fora da caixinha. Há alguns deles que permitem uma vasta e profunda escolha de assuntos. Confira!

Pinterest

Prática comum entre toda pessoa das áreas criativas, inspirar-se vendo imagens bonitas, diferentes, de diversos assuntos como fantasia, carros, design de móveis, arquitetura, moda, etc, é algo que muitos fazem diariamente, várias vezes ao dia ou sempre ao começar nova tarefa de criação. Pra passar tempo também! Uma das melhores plataformas pra isso é o Pinterest! Ele permite pinar imagens bacanas da web ou pins de outras pessoas. É como um “best of” do Google Images.

ISSUU

Ver como o mundo está pensando. Ver publicações que são caras para comprar, ver revistas específicas de eventos, como grandes feiras. Sempre temos alguma revista que representa muito como pensamos ou que tipo de universo de decoração adoramos ou ainda um estilo de vida e é comum que essas revistas sejam quase inacessíveis. O ISSU resolve este problema. É uma plataforma de publicações que te permite ler, não copiar ou ainda fazer o upload da sua! A variedade até assusta!

Flipboard

Pode ser acessado via site ou aplicativo em tablets ou smartphones. Os aplicativos são uma delícia de navegar, com uma movimentação de páginas ótima. O Flipboard é um agregador de publicações. Temos a escolha dos editores ou várias possibilidades de compilações de acordo com seu perfil (que você vai apurando deixando de seguir alguns paineis ou seguindo outros). Sendo assim você pode ler posts de um grupo de arquitetos, feed de notícias de um jornal que você goste, ver imagens do assunto que você quiser que acabaram de sair em um blog de fotografia. É ótimo! Vale avisar: ele é um devorador da cota de internet, rivalizando com o Facebook nos celulares! Procure na loja do seu OS.

Behance

Pertence à gigante Adobe, pra começar. É uma plataforma para publicação de trabalhos e portifólios que reúne o que há de melhor por aí. Ilustrações, fotografias, trabalhos publicitários, gráficos, vídeos, animações, muito 3D e mais… Pode-se perder horas e encantar-se com tanto trabalhos espetaculares de tantos profissionais pelo mundo afora. É um ótimo balizador para sua carreira, saber onde podemos chegar. Experimente.

Deviant Art

Mais que uma plataforma para expor trabalhos, o Deviant Art é mais antigo que o Behance e proporciona mais liberdade por não ter um big brother como a Adobe ditando regras. O Deviant pode ser descrito como uma rede social, pois permite uma interação direta entre os usuários, trabalho conjunto, crítica e apreciação, permitindo uma proximidade real dos criadores das peças expostas. Essa liberdade gera mais profundidade nas experimentações e você pode se deparar com imagens bastante inusitadas nas suas buscas, especialmente se tiver uma conta e desabilitar restrições de conteúdo mais salgado, digamos. Espetacular!

Temos mais canais que proporcionam alimentação criativa, portais para download de vetores e imagens free, como o Freepik, o ecossistema criativo Envato, experimentadores de fontes como o dafont.com e muitas outras propostas que fomentam trabalho, como o Kickstarter, Trampos e por aí vai.

Gerenciar tanta coisa nem sempre é fácil. Temos facilitadores na web, como o IF, aplicativo que gera ações automáticas. Nosso CEO, João, recebe automaticamente a imagem do dia publicada pela NASA em seu e-mail, por exemplo.

Crie hábitos e momentos do dia para acessar esses sites e aplicativos. É realmente fabuloso poder aproveitar de forma coesa tanto material criativo e de tanta qualidade para nos inspirar a trabalhar melhor  e realizar peças que tornem o dia-a-dia das pessoas mais leve.

Vamos? Como são as suas ferramentas? Gostaria de indicar alguma? Comente!